Foodie

Batalha de brunches em Lisboa – Nicolau vs Café Janis

Hey!

Brunch is always a good ideia.

Brunch é sempre uma boa ideia.

Concordam?

Há quem não goste de brunch
porque o mundo é muito grande
e cheio de gente.
E, no meio de tanta gente,
quase de certeza que há
quem não goste de brunch!
Não sei bem como.
Mas deve existir.

Eu adoro e haja tempo e disposição (leia-se dinheiro) e andava sempre a experimentar todas as iguarias que se veem por essas ementas.
Fui a dois locais bem conhecidos e venho partilhar a minha humilde experiência.

N I C O L A U

A localização é ótima, em pleno Chiado e, apesar de ser um espaço pequeno, tem uma esplanada bem simpática. A decoração é muito gira e característica e o atendimento foi super querido e atencioso.
O tempo de espera não foi longo como já ouvi dizer que acontece. Não existem marcações por isso é arriscar e sujeitar-se a ficar na lista de espera.

Tem um Menu Brunch e tem pratos fora do menu, com preços individuais. Os preços não são muito baratos, mas são o normal dentro dos estabelecimentos do género.
Queríamos experimentar várias coisas diferentes e pedimos tudo o que tinha Nicolau no nome (somos mega originais!). Chá gelado Nicolau e uma limonada de framboesa, Ovos Nicolau, Panquecas Nicolau, que evaporaram da ementa, e French Toast Nicolau. E a Bowl de Açaí. E por pouco saíamos de lá a rebolar, acreditem!

A tosta é muito boa!

A granola salgada com curcúma (quem me conhece sabe o quanto amo curcuma) é a estrela. Equilibra os sabores muito bem quando juntamos ao hummus de beterraba.

Gostei da French Toast e o contraste com o iogurte e gostei das panquecas, mesmo achando um bocadinho doces e massudas? (pode não ser a melhor palavra, mas não encontro melhor). Como adoro açaí sou suspeita, ainda por cima também tem granola… delícia!

C A F É J A N I S

No Cais do Sodré, perto do Mercado da Ribeira para se situarem. Um espaço muito pequenino com algumas mesas cá fora. A decoração é maravilhosa e tem imensa luz, adorei o espaço. O atendimento foi muito simpático também.

Tem as duas sugestões mas desta vez optámos pelo menu brunch (18€) pois tinha várias opções com os pratos que queríamos experimentar e um preço que compensava.

Se tivermos de generalizar o menu brunch é composto por uma bebida quente, uma bebida fresca, um prato salgado e um prato doce.

Nós tentámos diversificar, como é costume. Sumo de laranja, mimosa, chocolate quente, cappuccino, tostas de abacate com ovo (não resistimos a escolher o mesmo… já viram o aspeto? Imaginem o sabor!) e, por fim, iogurte com fruta e granola e bolo de banana com creme de café.

A tosta é maravilhosa e o que mais agradou foi mesmo do tempero do esmagado de abacate, equilíbrio perfeito dos sabores.

E tenho de destacar o bolo de banana que é MA-RA-VI-LHO-SO! O creme/merengue de café combina na perfeição e foi das melhores coisas que comi nos últimos tempos.

O vencedor desta batalha foi, claramente, o Café Janis! Quando andarem pelos lados do Cais do Sodré, já sabem… 😉

Quero experimentar mais brunches em Lisboa… sugestões? Já conheceram algum destes?

%d bloggers like this: