Hey! Organização até no feed do Instagram, Marta? Sim! E Porquê?

Porque fica mais bonito. Porque depois do filtro/preset torna-se a tua imagem de marca. E eu trago algumas ideias, inclusivas que já experimentei ao longo de 5 anos de Instagram.

1 – D  I  A  G  O  N  A  L

Este formato é muito usado por instagrammers estrangeiros. Eu usei durante uma temporada na primavera-verão de 2018. É divertido, o feed fica com um ar profissional e arrumado mas também fica uma mancha muito interessante. E é super fácil de fazer…
Tens de pensar que nos teus sets de fotografias precisas de tirar sempre 3. Podem ser de detalhes diferentes, poses diferentes…e depois organizar na diagonal, qual jogo do galo!

2 – A  L  T  E  R  N  A  D  O

Este é dos mais populares… e só precisas de imaginar um padrão de um tabuleiro de xadrez. Depois escolhes duas cores, dois temas e aplicas. É muito usado para alternar looks completos vs detalhes; fotografia vs post de artigo; fotografias vs ilustrações e quotes vs fotografias, por exemplo.
É uma maneira muito fácil de manter a consistência e um feed organizado. Pode eventualmente tornar-se cansativo, se não conseguires ir dando um toque pessoal e diferenciador.

3 – L  I  N  H  A      D  O      M  E  I  O

Dentro da mesma linha do anterior, este modelo, parte da ideia de um padrão em que a linha do meio, difere das exteriores. Também é um formato fácil de manter e confere ao feed um aspeto organizado.
A linha do meio pode ser apenas de frases ou palavras, flyers, títulos de artigos, fotografias de objetos, o que achares que faz sentido no teu feed. Sem esquecer que, quanto mais original e consistente, mais divertido! Esta linha central vai guiar os teus seguidores enquanto fazem scroll pelo teu feed.

4 – L  I  N  H  A

Este é um dos meus formatos favoritos, confesso. Tentei… mas é preciso tempo para planear e não consegui mantê-lo por muito tempo. Parece uma revista, uma montagem, é muito original.
Com este formato podemos ser mesmo criativos, uma linha de cada vez.

5 – A  R  C  O  – Í  R  I  S

Este formato é espetacular.

Mas restritivo.
No fundo é quando escolhes uma cor para ser a base do teu feed. E depois vais trocando de cor, fazendo o arco-íris conforme percorres o feed. Como já disse é restritivo, precisa de planeamento e trabalho de edição, mas vai definitivamente destacar-se!

6 – P  U  Z  Z  L  E

Este é o que dá mais trabalho.
Da conceção da ideia, ao planeamento e execução necessitas de alguns skills de design. É basicamente outro nível, mas que fica espetacular quando bem feito, fica! Isto porque o puzzle tem de ser apelativo, quando cortas as fotos estas têm de continuar a ter qualidade e, para além disso, cada parte do puzzle tem de fazer sentido individualmente.


Já experimentei quase todos e realmente acho alguns super divertidos. No entanto, continuo a usar o bom formato do “um quadrado de cada vez”! Mas quem sabe?

Favorito? Já experimentaram algum? Ficaram com vontade? Contem-me tudo!

Junte-se à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *